A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), deu início na manhã da quinta-feira (25) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. A cerimônia de abertura, bem como os demais trabalhos, estão sendo realizados no auditório João Paulo II, no Bloco J do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado).
O tema da Conferência Municipal, promovido pela Sebes a cada dois anos, é ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’. O evento ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Casa do Garoto – Programa Capacita e do Unisagrado.
A abertura oficial contou com discursos das autoridades, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e palestra magna sobre o tema, com a professora doutora Maria Luiza Amaral Rizzotti, graduada em Serviço Social pela Faculdade Metropolitanas Unidas, mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nos dois dias, acontecem diversas atividades, como os grupos de trabalho conforme os eixos orientadores, com a votação e priorização das propostas para as esferas Municipal, Estadual e Federal, e a eleição dos delegados para representação do município na etapa da Conferência Estadual, que será realizada no período de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023. Os trabalhos continuam até esta sexta-feira (26).
Participaram da cerimônia de abertura e compuseram a mesa de autoridades o assessor do Gabinete, Leonardo Marcari, representando a prefeita Suéllen Rosim; a secretária do Bem Estar Social, Ana Sales; a presidente do CMAS, Helenir Latanzio; a diretora da Diretoria Regional de Assistência Social do Estado (Drads) em Bauru, Fernanda Varandas; a reitora do Unisagrado, professora doutora Irmã Vânia Cristina de Oliveira; a presidente da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara Municipal, vereadora Chiara Ranieri; a representante dos trabalhadores do SUAS, Rosa Márcia de Jesus Figueiredo; e a representante dos usuários do SUAS, Alice Leandro.
SOBRE A CONFERÊNCIA MUNICIPAL
As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tem como finalidade conferir e avaliar o que está sendo realizado, propor novas ações e metas para o Município, Estado e União, contribuindo para o avanço no atendimento das demandas e necessidades dos usuários.
Para discussão e elaboração de propostas, foram apresentados cinco eixos que orientam os trabalhos das Conferências de Assistência Social de 2023.
1 – Financiamento
2 – Controle Social
3 – Articulação entre segmentos
4 – Serviços, Programas e Projetos e Eixo
5 – Benefício e Transferência de Renda.
No período de 9 a 17 de maio, foram realizadas nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) as Pré-Conferências com debates preparatórios para a Conferência Municipal, com a participação de usuários, trabalhadores, organizações da sociedade civil e gestores do SUAS.