A Prefeitura de Bauru, por meio de nota divulgada pela Secretaria da Saúde na tarde deste sábado 13, justificou a falta de pão para servir a pacientes e servidores de unidades de saúde da cidade, entre elas as UPAs e o Pronto Socorro Central (PSC). A explicação é que estão sendo feitas “adequações aos procedimentos previstos na nova lei de licitação” e ao início do exercício financeiro 2024, mas que “a nova ata de registro de preços para fornecimento de pão será finalizada nos próximos dias”.
A nota informa, ainda, que haverá “alterações para regularizar a forma de entrega das refeições diretamente aos pacientes, sem manipulação de alimentos nas unidades e em conformidade à legislação sanitária”. Por fim, que nesse período do vencimento da ata de registro de preços, “nenhum paciente ficou sem alimentação”, e que os internados nas UPAs e PSC “receberam biscoitos salgados e doces conforme orientação de profissional da Nutrição, sem prejuízos nutricionais”.
A Saúde fez o esclarecimento após blitz da vereadora Estela Almagro (PT) no PSC flagrar a falta de pão e a entrega de cinco bolachas de água e sal embrulhadas em guardanapo de papel como ‘refeição’ para pacientes, familiares e servidores. O mesmo problema, segundo a vereadora, se repete em 14 unidades de saúde municipais desde que a ata venceu em 27 de dezembro do ano passado, e a nova ainda não foi assinada. HORAH noticiou os fatos e também recebeu a nota entregue pela Prefeitura de Bauru.
Prefeitura divulga esclarecimento sobre falta de pão em unidades de saúde – Fonte: HoraHNotícia.