Famosa varejista brasileira, que faz parte da história dos brasileiros, também enfrenta severas dificuldades em meio a crise
Nunca a frase: “o mar não está pra peixe”, fez tanto sentido como agora! Infelizmente, muitos varejistas estão enfrentando uma das piores crises financeiras já vistas antes.
Desde que o escândalo das Americanas veio à tona, quase que todos os dias, nos deparamos com notícias similares envolvendo outros grandes nomes do mercado varejistas.
Agora, um outro nome fortíssimo do mercado, que faz parte da história de muitos brasileiros, está atravessando um momento complicado. Estamos falando da famosa Magazine Luíza.
Prejuízo de milhões
Segundo o Portal G1, a varejista Magazine Luíza, divulgou nesta segunda-feira (15) um prejuízo líquido ajustado de R$ 309,4 milhões no primeiro trimestre de 2023.
Vale mencionar, que neste mesmo período, no ano de 2022, a varejista enfrentou um prejuízo similar no valor de R$ 98,8 milhões. Porém, dessa vez, o prejuízo veio bem maior do que o esperado.
Segundo o portal, a empresa atribuiu essa situação ao aumento das despesas financeiras e pelo maior vilão de todos; a famigerada taxa de juros. Lembrando que essa taxa tem ficado cada vez mais elevada e piorando ainda mais o que está ruim.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 3,2% em relação ao ano anterior, para R$ 448 milhões.
Projeções compiladas pela Refinitiv apontavam prejuízo líquido de R$ 175,1 milhões e Ebitda de R$ 497,72 milhões para o período.
Porém, a varejista registrou um crescimento de 10,1% no faturamento total, incluindo marketplace, para R$ 15,55 bilhões. As vendas do comércio eletrônico, também incluindo marketplace, cresceram 11,1% no trimestre encerrado em março, para R$ 11 bilhões.
Em nota, a empresa informou que resultados do Magazine Luiza chegam em um momento em que a taxa básica de juros brasileira está em 13,75% ao ano, influenciando o faturamento da companhia, junto com essa instabilidade quanto às despesas fixas.
A empresa afirmou que sua participação de mercado em comércio eletrônico atingiu no trimestre uma máxima histórica.
Qual foi a importância do Magazine Luíza na pandemia?
Durante a pandemia, a Magazine Luíza foi uma das varejistas que mais se destacaram positivamente.
Na contra mão de tantas que promoviam demissões em massa, ela não somente aumentou o salário das equipes de logística e distribuição como desenvolveu uma maneira de ajudar pequenos varejistas abrindo sua plataforma on-line para que esses autônomos pudessem vender seus produtos on-line
Fora isso, a varejista doou R$ 50 milhões em produtos e equipamentos à população de baixa renda e hospitais no combate à covid-19.
Prejuízo de mais de R$300 milhões: A situação de varejista gigante no Brasil que acaba de ser confirmada .