Prova objetiva do processo de seleção para a função de Conselheiro Tutelar acontece neste domingo
Conselheiros tutelares tem responsabilidade de cuidar das crianças e adolescentes – imagem ilustração caricatura –
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informa que neste domingo (17) será realizada a prova objetiva do processo de seleção para a função de Conselheiro Tutelar. Os candidatos que tiveram a inscrição deferida devem comparecer na EE Luiz Castanho de Almeida, na rua Campos Sales, 11-22, na Vila Falcão. Os portões serão abertos às 6h45 e fechados, impreterivelmente, às 7h45. A prova terá início às 8h, com quatro horas de duração, de acordo com o edital de convocação.
Os candidatos devem acessar o site www.avalia.org.br para consultar o cartão de informação, que está disponível desde o dia 7 de setembro, com detalhes a respeito da prova. A recomendação é que os candidatos se apresentem com uma hora de antecedência em relação ao fechamento dos portões, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, documento original de identificação com foto e cartão de informação do candidato. O prazo de recurso relativo ao gabarito preliminar e ao caderno de questões da prova objetiva será de 20 de setembro até às 23h59 do dia 21 de setembro, no site do Instituto Avalia.
ETAPAS SEGUINTES
De acordo com o edital, serão aprovados os candidatos que obtiverem resultado igual ou superior a 50% dos pontos na prova objetiva. Esses candidatos vão para a fase de análise de documentos. O envio dos documentos será de forma online, no site do Instituto Avalia, ou presencialmente na Casa dos Conselhos no período de 2 a 4 de outubro, das 8h às 18h. Os candidatos aprovados nesta fase seguem para a eleição, que será realizada no dia 12 de novembro.
Na eleição, no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, poderão votar todos os eleitores inscritos no município de Bauru no prazo de até 90 dias antes do pleito eleitoral, devendo o nome constar na relação que será fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Os 60 candidatos mais votados serão convocados para o curso de formação inicial, que será realizado pelo Instituto Avalia. Serão considerados aprovados no curso de formação inicial os dez candidatos mais votados na fase do processo eleitoral que obtiverem frequência maior que 80% nas aulas e atividades do curso. Os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação. O candidato que tiver frequência inferior a 80% das aulas e atividades do curso estará impedido de assumir a função de Conselheiro Tutelar.
A posse dos novos Conselheiros Tutelares será em janeiro do ano que vem. A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), dá apoio a todo o processo, que envolve prova, eleição e curso de formação inicial.